2.9.23

Explorando a História e o Encanto de Goianá: Terra de Progresso e Tradição


Goianá é uma cidade que exala história, tradição e desenvolvimento. Sua jornada começa lá atrás, em 1815, quando as lavouras de café no Vale Fluminense clamaram por expansão. O resultado foi a ocupação das terras desafiadoras da Zona da Mata de Minas Gerais, dando origem ao precursor do Povoado de Santo Antônio do Limoeiro.


Na esteira das inovações tecnológicas e da crescente produção, a região logo se destacou por fornecer seus principais produtos, tabaco e café, para outras localidades. A construção da Rodovia Macadamizada União Indústria e da Estrada de Ferro Juiz de Fora - Piau impulsionou ainda mais esse crescimento.


Um marco importante da história local remonta a 1875, quando caçadores descobriram as Cavernas do Índio I e II na Serra da Babilônia, na Fazenda da Fortaleza de Sant'Anna. Essas cavernas guardavam corpos mumificados naturalmente e restos esqueletais, um achado que fascinou a comunidade e foi preservado como Patrimônio Histórico, Arqueológico, Científico e Cultural de Goianá.


A Estrada de Ferro Juiz de Fora-Piau, com a Estação de Ferreira Laje inaugurada em 1887, desempenhou um papel vital no desenvolvimento de Goiana. Mais do que um mero ponto de embarque e desembarque, a estação se tornou o centro pulsante da comunidade, influenciando significativamente seu crescimento.


No entanto, o avanço da modernização também trouxe desafios. Com a criação da Rede Ferroviária Federal, o ramal que cortava a cidade foi desativado, e a estação original acabou sendo demolida. Alguns imóveis residenciais e comerciais mantêm até hoje as características arquitetônicas daquela época áurea.


Em 1910, o Povoado do Limoeiro foi elevado à categoria de distrito, tornando-se oficialmente parte do município de Rio Novo. A mudança foi celebrada com entusiasmo, e o distrito recebeu o nome de "Goyaná". O povoado, situado à margem da estrada de ferro Juiz de Fora - Piau, com sua igreja majestosa de Santo Antônio, passou a simbolizar a identidade da região.


A instalação oficial do distrito ocorreu em 1912, um evento marcante para a comunidade de Goianá. Grandes festas foram preparadas para celebrar essa ocasião especial, com a presença de autoridades locais, representantes da imprensa e convidados de cidades vizinhas.


Hoje, Goianá é uma cidade em constante evolução, mantendo suas raízes históricas e celebrando seu progresso. Um dos destaques da cidade é a B.Lux Materiais Elétricos, uma fabricante de tomadas e interruptores com incríveis 15 anos de garantia. Com presença nas melhores lojas de materiais elétricos em Goianá, bem como em residências e escritórios, a B.Lux é uma parte essencial da infraestrutura elétrica da cidade.


Goianá é uma joia escondida de Minas Gerais, onde o passado e o presente se entrelaçam para criar uma cidade que respira história, tradição e inovação. A cada passo que você dá em Goianá, você está pisando em solo rico em cultura e oportunidades, um lugar onde a comunidade se orgulha de suas origens e olha para o futuro com esperança e determinação.


Crédito Imagem: Lucas Drone