17.2.23

Termo de Política de uso da Internet, rede corporativa, computadores e utilização de emails corporativos.


Para os devidos fins de direito e ciência dos atuais e futuros colaboradores da Building B.Lux - Conforme a cláusula 23 do Termo de Política de uso da internet, rede corporativa, computadore e utilização de emails corporativo. abaixo segue na integra:

Termo de Política de uso da Internet, rede corporativa, computadores e
utilização de emails corporativos.


O presente Termo de Política de uso da Internet, rede corporativa, computadores e utilização de e-mails corporativos foi elaborado pela empresa BUILDING - B.LUX, doravante denominada por “empresa”, com a finalidade de disciplinar a política de uso tanto de seus empregados como de seus prestadores de serviço, doravante denominados por “colaboradores” que fazem uso do ambiente computacional e da rede da empresa.


1. Como condição de uso, as áreas, serviços e conteúdos da empresa não poderão ser usados para quaisquer propósitos que sejam ilegais ou proibidos por esta Política de Uso, de modo a danificar, desativar, sobrecarregar ou prejudicar qualquer área, serviço ou conteúdo, ou interferir no uso e participação de qualquer um dos colaboradores. Não é permitido tentar obter acesso não-autorizado a qualquer área, serviço ou conteúdo dos sistemas ou redes de computadores conectados, através de ações mal intencionadas, corrupção de senha ou outros meios.


2. O uso e o acesso pelo colaborador à rede corporativa, computadores, Internet e/ou utilização de e-mail coorporativo, deverão ser exclusivos para uso profissional, para a execução e desempenho dos objetivos da empresa. Exceto esses casos, deverá existir autorização expressa do superior hierárquico.


3. A empresa reafirma que o uso da Internet é uma ferramenta valiosa para seus negócios. Entretanto, o mau uso dessa facilidade pode ter impacto negativo sobre a produtividade dos colaboradores e a própria reputação da empresa.


4. Todos os recursos tecnológicos da empresa existem para o propósito exclusivo de seu negócio.


5. A empresa possuiu softwares e sistemas implantados que podem monitorar o uso da Internet, e-mails, chats, etc., através da rede local e das estações de trabalho da empresa.


6. A empresa se reserva o direto de inspecionar, sem a necessidade de aviso prévio, as estações de trabalho e qualquer arquivo armazenado, estejam no disco local da estação ou nas áreas privadas da rede, assim como monitorar o volume de tráfego na Internet e na Rede juntamente com os endereços web (http://) visitados, visando assegurar o cumprimento desta política.


7. O acesso à Internet para propósitos particulares ou estranhos às atividades da empresa poderá ser bloqueado, sem prévia comunicação ao colaborador, sem prejuízo das demais sanções aplicáveis.


8. Não é permitida a navegação aos sites pertencentes às categorias abaixo, e tampouco a exposição, o armazenamento, a distribuição, a edição, a gravação através do uso dos recursos computacionais e de comunicação da empregadora:


a) Material sexualmente explícito (em especial pedofilia) e ainda material contrário à moral ou aos bons costumes;


b) Material de conteúdo impróprio, ofensivo, preconceituoso ou discriminatório;


c) Apologia à violência ou ao terrorismo;


d) Apologia às drogas;


e) Violação de direito autoral (pirataria); f) Execução de quaisquer tipos ou formas de fraudes;


g) Compartilhamento de arquivos estranhos às atividades da empresa e não autorizados pelo superior hierárquico.


9. Não é permitida a troca de arquivos de vídeo ou música.


10. É proibida a transferência de qualquer tipo de programa, jogo e similares para a rede interna da empresa.


11. É proibido downloads de arquivos de extensões tipo: exe, .mp3, .wav, .bat, .com, .sys, .scr, .ppt, .mpeg, .avi, .rmvb, .dll, e de programas de entretenimento ou jogos, exceto os estritamente relacionados aos serviços inerentes à função do colaborador com vistas às atividades da empresa.


12. Não é permitido o acesso a programas de TV na Internet ou qualquer conteúdo sob demanda (streaming).


13. É proibido o uso de jogos, inclusive os da Internet (onlines).


14. O uso do e-mail corporativo não garante direito sobre este, nem confere autoridade para liberar acesso a outras pessoas, pois se constitui de informações pertencentes à empresa.


15. O colaborador não poderá revelar, fora do âmbito profissional, fato ou informação de qualquer natureza de que tenha conhecimento por força de suas atribuições, salvo em decorrência de decisão competente na esfera legal ou judicial;


16. O colaborador que divulgar informações confidenciais da empresa em grupos de
discussão, bate-papos, Instant Messaging, e-mail, telefone, não importando se a divulgação foi deliberada ou inadvertida, poderá sofrer as penalidades previstas nas políticas e procedimentos internos e/ou na forma da lei, responsabilidade criminal ou civil.


17. Sendo do interesse da empresa que os seus colaboradores estejam bem informados, o uso de sites de notícias ou de serviços de noticias é aceitável, desde que o seu uso não comprometa o uso de Banda da rede, nem perturbe o bom andamento dos trabalhos, observados em todos os casos os termos desta política de uso.


18. A utilização da Internet para atividades não relacionadas com os negócios da empresa é facultada durante o horário de café, almoço, ou fora do expediente, desde que dentro das regras de uso definidas nesta política.


19. Cada colaborador com acesso à rede recebeu um código de identificação (login) e uma senha (password), ambos são pessoais e confidenciais, não sendo permitido o seu empréstimo a quem quer que seja. Os colaboradores que se utilizarem de códigos de identificação e de senhas de terceiros poderão sofrer penalidades legais.


20. O uso de qualquer recurso da empresa para atividades ilegais é motivo para demissão por justa causa ou rescisão imediata de contratos e a empresa cooperará ativamente com as autoridades policiais ou judiciais nesses casos.


21. É proibida a saída de qualquer equipamento de propriedade da empresa pelo colaborador, exceto se houver autorização por expresso neste sentido formalizada por documento escrito e assinado.


22. A entrada e consequente uso de equipamentos de informática pessoais tais como tablets e notebooks, deverá ser comunicada à empresa, em especial se for de qualquer forma utilizada qualquer de suas redes, inclusive Internet. Em hipótese alguma a empresa será 
responsabilizada por danos no equipamento pessoal do colaborador ou ainda em casos de furto ou roubo.


23. O presente Termo ficará permanentemente à disposição inclusive na forma virtual, para conhecimento de todos os colaboradores, sendo que não poderá ser alegado desconhecimento para eximir-se de quaisquer responsabilidades.


24. Caso o colaborador tenha alguma dúvida ou comentários sobre a Política de uso adotada 
pela empresa, deverá entrar em contato com o Gerente de TI.

25. As excepcionalidades e os casos omissos deverão ser relatados para a Gerência de TI.


26. Esse Termo de Política de uso da Internet, rede corporativa, computadores e utilização de e-mails corporativos poderá ser acrescido de novas regras através de emendas que serão impressas e acrescidas ao termos com nova assinatura e ciência do colaborador.


Declaro, nesta data, ter ciência e estar de acordo com os procedimentos acima descritos, comprometendo-me a respeitá-los e cumpri-los plena e integralmente.


São Paulo, _______________________________________

Colaborador:

RG:

Setor: