22.8.16

Decore utilizando instalação elétrica aparente

As instalações elétricas aparentes, que são muito comuns em áreas industriais, podem ser usadas em residências como parte integrante da decoração.

O estilo industrial surgiu na década de 50, em Nova Iorque, e está em alta sendo muito utilizado por arquitetos e decoradores em apartamentos de alto padrão. 

 Iremos mostrar aqui que é possível usar este tipo de instalação também em residências ou ambientes comerciais através de algumas imagens que selecionamos e mostram belas decorações feitas algumas por arquitetos e outras por pessoas que arriscaram inovar em suas casas e que resultaram em ambientes modernos e autênticos.

      Parede com a cor cinza, que é uma cor neutra, faz com que as peças metálicas expostas ganhem destaque.


O que normalmente precisa?



Para estas instalações externas das imagens basicamente foram utilizados abraçadeiras, conduletes e eletrodutos. 

Para a fixação dos eletrodutos na parede são utilizadas abraçadeiras e estas podem ser do modelo “U”, o qual contorna o eletroduto e usam dois parafusos, um de cada lado para fixa-lo na parede, ou do modelo “D”, o qual você fixa-o com 1 parafuso na parede e o eletroduto encaixa por pressão das duas abas. 

Para fechar a abraçadeira “D” existem duas opções: a cunha, que é uma espécie de trava, sendo mais prática, ou você pode optar por parafusos que são mais seguros, porém você precisará utilizar uma chave de fenda para dar o aperto.

Os conduletes são caixas de sobrepor que possuem conexões para a perfeita união com eletrodutos, que são tubos ou canos usados na área elétrica e conduzem os fios até as caixas dos conduletes, podendo ligar interruptores ou tomadas.

Além destes itens principais você irá precisar nas emendas de curvas, luvas ou unidutes (reto ou cônico). 

Sugiro que consulte um especialista em elétrica para a aquisição destes produtos e também para ajudar na construção do projeto. Desta forma, você garante mais eficácia e uma instalação correta, sem comprometer os resultados na decoração.

                                                          Interruptor dentro do condulete que está conectado com
                                                          2 eletrodutos, os quais são fixados com abraçadeira “D” 
                                                          com cunha

Conduletes e eletrodutos podem ser encontrados em diferentes polegadas (de 1/2” a 6”) e materiais (PVC ou metalizados).

Os conduletes permitem diferentes montagens, pois possuem diversas saídas, sendo diferenciados por letras de acordo com a posição das saídas.


Confira abaixo alguns modelos de conduletes:




Para auxiliar a instalação externa e decoração a linha B-LUX possui interruptores e tomadas com acabamento na cor branca, que seriam os da Linha Finesse, ou na cor preta com teclas amarelas, que seriam os da Linha Gris.

Você pode optar pelas tomadas no formato hexagonal ou redonda.
A vantagem das tomadas de haste longa redondas B-LUX é que elas possuem o mesmo corpo das tomadas do padrão antigo, que já saíram de linha e precisam ser trocadas pelo novo padrão brasileiro (NBR 14136) em instalações novas, não sendo necessária a troca do espelho ou tampa, causando menos gastos e menos transtorno para os instaladores.

Infelizmente os instaladores às vezes se deparam com um problema de incompatibilidade do encaixe das tomadas com as tampas dos conduletes, devido a variedade de marcas que existem no mercado, e diferença de milímetros podem causar um grande transtorno com troca de peças.

Pensando nisso, a B-LUX lançou as tomadas para conduletes, cujo encaixe é feito com tampas de conduletes de 3 postos ou 3 teclas. Confira aqui!

                                   Na imagem acima foram usados interruptores e tomadas com acabamento na cor
                                   amarela, porém poderiam usar o acabamento na cor branca para ficar mais discreto.

As tomadas B-LUX se encaixam em quase todas as marcas de tampas de conduletes e possuem como diferencial 4 entradas independentes para fios e cabos, possibilitando derivações para mais pontos, sem a necessidade de emenda. 

Além disso, estas tomadas estão disponíveis em 5 cores (amarela, branca, preta, marfim e vermelha), o que facilita a diferenciação de tensões, sendo normalmente usadas pelos eletricistas a cor vermelha para indicar que é 220V e a cor preta 110V, conforme imagem abaixo.


                                                 Instalação aparente com eletrodutos, conduletes e tomadas redondas 
                                                 de haste longa, na cor preta e vermelha para diferenciar 110V de 220V


Dicas e Vantagens



Ainda não se convenceu de utilizar instalações aparentes?

Existem algumas vantagens com este uso, como por exemplo, evitar quebrar paredes e destruir aquela decoração mais rústica feita com pedras, tijolos ou madeiras.

Você também tem a facilidade de acrescentar tomadas ou interruptores, se houver necessidade, e ao utilizar os produtos B-LUX você não precisará se preocupar, pois oferecem 15 anos de garantia, a maior garantia do mercado.

Uma dica para quem pretende aderir a essa instalação é que a fiação para o transporte de dados (telefone e internet) não deve ser misturada à da elétrica e neste caso você pode optar em colocar o eletroduto em paralelo ao da eletricidade, o que facilita o acesso em caso de manutenção.

Os canos metálicos dão certo charme ao apartamento e realçam sua estrutura, principalmente quando pintados. 

                                    Eletrodutos, fixados com abraçadeira “U”, conduzem os fios, possibilitando diferentes 
                                    pontos de iluminação. Opção para substituir luzes diretas que normalmente ficam no
                                    teto ou também abajures.

Outra vantagem que costuma justificar o recurso é um truque usado para “aumentar” o pé direito do apartamento. Com a tubulação aparente, não será necessário rebaixar o teto para acomodar um forro e aproveita-se  o espaço ao máximo.

Esse truque é perfeito para apartamentos pequenos, pois vai ampliar os cômodos e oferecer uma sensação de lugares maiores.

                                    Sensação de amplitude com o uso da instalação elétrica aparente que dispensa o forro 
                                   no teto.

A instalação elétrica aparente oferece maior flexibilidade aos projetos de decoração, possibilitando criar diversos pontos de energia e iluminação que seriam impossíveis em uma instalação convencional.

                                    O desenho dos canos aparentes pode ser facilmente customizado.

Embora seja trabalhosa, a instalação não costuma ser difícil, sendo um trabalho bastante artesanal.

Espaços que propiciam corrosão ou sujeira devem ser evitados, pois a poeira é visível e pode ficar impregnada nos canos.

Recomendam-se móveis em madeira ou metal, com tonalidades neutras.

                                   Uso de cores neutras como preto, branco e marrom e detalhes em madeira e metal 
                                   combinam com a instalação elétrica aparente.

Também é preciso ficar atento à cor das paredes e indica-se usar cinza ou a textura do cimento queimado, pois através de cores neutras é possível criar uma base para destacar a instalação elétrica aparente, mas se quiser ousar, vale usar a pintura com cores vivas nos caminhos da instalação elétrica aparente.

                                    Ambiente descontraído com o uso de diversas cores e pintura nos canos da instalação 
                                    elétrica.


Abaixo algumas criações com canos aparentes



1. Arara de roupas para casa ou lojas




2. Estante



3. Luminária de Mesa



4. Pendente




Esperamos ter ajudado com algumas ideias e inspirações para você arriscar mais mudando o visual de algum dos cômodos da sua casa ou escritório.


Fontes: