News
Loading...
Blog Parceiro

Descubra aqui onde descartar o seu lixo




Muitas pessoas gostariam de ajudar mais o Planeta com alguma atitude sustentável, porém muitas vezes em sua cidade não há estruturas suficientes de reciclagem para atender a quantidade de lixo que geramos e assim reaproveita-lo ou mesmo a falta de informação faz com que elas desanimem de colaborar.

Pensando nisso, encontramos um infográfico que reúne os locais, na cidade de São Paulo, que recebem alguns dos lixos mais comuns que geramos.

Se você está reformando e quer contribuir com uma atitude sustentável, nestes pontos eles aceitam pequenos volumes de entulho e podas de árvore, além de móveis sem uso e lixo reciclável.

No infográfico você encontra os endereços e telefones para entrar em contato.

Ver infográfico!

Caso você esteja em outro Estado e tem interesse em contribuir com a coleta seletiva, encontramos um site com as capitais brasileiras divididas por região com os links para os postos de coleta. Confira aqui!


   

Você sabia?


Plásticos como embalagens e equipamentos podem levar até 450 anos para se decompor no meio ambiente. Já papel ou papelão demora em torno de 6 meses.

Lâmpadas e pilhas não devem ser descartadas no lixo comum. Devem ser separadas e entregues em lojas ou em locais públicos que disponibilizam coleta desse material.

O lixo úmido ou orgânico pode ser transformado em adubo. Como o próprio nome diz orgânico são restos de alimentos, bebidas, plantas e papel molhado.


Aprenda a como separar o lixo para reciclagem

 



Os materiais recicláveis são classificados por tipo, como plástico, papel, vidro, ferro, alumínio, orgânico e outros.

Para as cidades que possuem coleta seletiva, basta separar os tipos de resíduos conforme as indicações, que geralmente são entre lixo seco e orgânico. Já para quem tem um quintal ou horta, o lixo orgânico pode servir como compostagem.

O lixo seco é destinado para materiais como papel, plástico, vidros, caixa de leite, potes de iogurte e garrafas pet. Não é necessário lavar esses itens antes de separá-los para a coleta, pois assim que chegarem nas cooperativas serão lavados novamente e, por fim, destinados às indústrias de reciclagem.

Um cuidado importante é ao descartar no lixo vidros quebrados, lâminas de barbear e outros materiais cortantes ou perfurantes. Eles devem ser colocados sempre dentro de caixas ou enrolados em folha de jornal, para não ferir os coletores.

Além desses tipos de lixo, é preciso ter atenção aos outros resíduos, como lâmpada, medicamentos, pilhas e eletrônicos, que não podem ser reciclados, mas devem ter descarte adequado. É o caso também do óleo de cozinha, que deve ser entregue em postos de coleta específicos e nunca despejado na pia.

Esses cuidados ajudam a evitar que os resíduos causem impactos negativos ao meio ambiente e também à saúde da população. Fazer a sua parte pode parecer pouco, mas certamente vai ajudar.

Quer ajudar mais o Planeta?

Aprenda a fazer uma vassoura de garrafa PET. Veja o passo-a-passo!

Se você gostou dessas informações repasse para os seus familiares e amigos através dos botões abaixo de compartilhamento nas principais redes sociais.

Até a próxima!


Fontes:

DOUTÍSSIMA
PLANETA SUSTENTÁVEL
RECICLOTECA

About Giselle Forestiero

Obrigado por visitar o Blog da B-Lux Tomadas e Interruptores.