28.11.16

Anime sua festa de Natal com estas brincadeiras


Não espere até o Papai Noel chegar para sua festa ficar animada. Você pode manter o clima de animação desde o começo, envolvendo todos com algumas brincadeiras que vão fazer o tempo passar mais rápido, de forma descontraída e alegre.

Selecionamos algumas brincadeiras para animar a sua noite de Natal, onde todos poderão participar.

Para o amigo-secreto damos algumas sugestões também, variando a tão tradicional brincadeira.

Chame as crianças, os amigos e a família toda para se divertirem!


1-) Desafio com Balões 



Espalhe os balões pela casa ou, se preferir, em um determinado ambiente, e coloque dentro das bexigas papéis com diferentes atividades.

Sugestões:

- Dizer por que você gosta da pessoa que tirou no papel?

- Conte uma história inusitada que ambos viveram juntos.

Seja criativo e divirta-se muito!

 A intenção é inventar diversas atividades para todos.

Em um pote ou caixa escreva os nomes das pessoas que irão participar da brincadeira em tiras de papel dobrando-as para que ninguém veja o nome e na sequência misture-os e passe a caixa para que todos peguem um papel.

Caso alguém retire o próprio nome deve-se devolver os papéis e repetir até que todos peguem nomes diferentes.

Na sequência, cada um escolhe uma bexiga e estoura-a para descobrir a atividade que deverá solicitar para a pessoa que ele tirou.

Para ficar mais animado, cada desafio pode dar direito a algum prêmio que vocês podem definir na hora, a critério de cada um.


2-) Batata Quente



Esta brincadeira funciona como a brincadeira batata quente.

Deve-se escrever em tiras de papéis diversas atividades, dobrá-las e colocá-las dentro de uma caixa ou pote com tampa.

As crianças devem fazer um círculo e passar a caixa por todas até que alguém que não esteja vendo a brincadeira pare a música ou faça barulho com um sino ou apito.

Quem estiver com a caixa nas mãos retira um papel e deverá cumprir a tarefa escolhida.

Para as crianças que pegarem o pote e cumprirem o desafio você pode premiá-las com balas, como prêmio de consolação, e no final quem tiver menos balas ganha uma caixa de bombom.


3-) Votação



Separe diversas caixas ou potes com tampas e cole na tampa uma pergunta como:

- Quem é o mais comilão da família?

- Quem é o melhor cozinheiro?

- Quem está mais elegante hoje na festa?

- Quem é o mais chato? Etc

Você pode usar caixas de sapatos embrulhadas.

No decorrer da festa alguém fica responsável por passar as caixas para todos os convidados responderem, entregando um papel em branco e caneta. Neste papel ele deverá escrever o nome da pessoa que mais se identifica com a qualidade ou o defeito.

As caixas devem passar por todas as pessoas para que todos votem.

Depois que todos votarem, alguém deverá abrir as caixas e contabilizar os votos, anunciando para todos a pessoa que mais recebeu votos em cada pergunta.

OBS: É importante que todos tenham bom-humor e levem tudo na brincadeira, mas para evitar mal-entendidos eu sugiro que sejam feitas apenas perguntas apenas com qualidades das pessoas, pois a intenção aqui é que todos se divirtam.
Se alguém não receber nenhum voto poderá ser feito, em aberto para todos ouvirem, um bate-papo dizendo quais qualidades estas pessoas tem e que não foram perguntadas.


4-) Barra de Chocolate Premiada



Cada pessoa deve levar 5 reais e uma barra de chocolate.

Coloque as barras na mesa e o dinheiro em um pote.

Em outro pote coloque os nomes das pessoas que irão participar.

Escolha alguém para começar a brincadeira e essa pessoa deverá pegar um nome no pote.

O nome que ela ler deverá pegar uma barra de chocolate e já perde a chance de ganhar o dinheiro, aí essa pessoa deve tirar outro nome e assim continua a brincadeira até chegar ao último nome, o qual leva todo o dinheiro e a barra de chocolate que sobrou.

Você pode selecionar cinco colares com anjinhos de natal para as pessoas que não querem participar da brincadeira e colocar os seus nomes junto com os dos participantes, então quando o nome do anjo for sorteado esse anjo tem o poder de resgatar alguém que já perdeu a chance de ganhar o dinheiro, colocando novamente no copinho de sorteio o nome escolhido.


5-) Encontre os 7 Erros na Árvore de Natal



Você se lembra daquela brincadeira que você tinha que achar os 7 erros ou as 7 diferenças olhando dois desenhos semelhantes?

Pois é! Esta é uma brincadeira similar, só que ao invés da pessoa olhar dois desenhos ela terá que memorizar como a árvore de Natal está.

Chame todos os participantes e deixem que vejam a árvore de Natal atentamente por um minuto.

Depois peça para saírem da sala e retire ou modique 7 elementos nela.

Em ordem, pergunte para cada pessoa uma modificação que reparou. Se acertar ganha um ponto, mas se errar passa a vez para o próximo e assim vai até acharem os 7 erros.

Quem acertar as 7 alterações na árvore ganha um presente!

Se ficar muito difícil e ninguém acertar todas as alterações, a premiação vai para aquele que mais acertou.


6-) Bolão de Enfeites Natalinos



Faça um bolão no Natal convidando cada convidado que chegar à festa para participar.

Anote em um papel o palpite de cada convidado para quantos números de enfeites ou bolas de Natal ele acredita que tem na árvore de Natal e peça para depositar R$ 2,00 dentro de uma garrafa de plástico vazia.

No final da festa conte o n° de enfeites ou bolas de Natal, corte a garrafa ao meio e divida o valor total do dinheiro arrecado com as pessoas que acertaram a resposta.


7-) Caça Chocolates




Faça bombons e embrulhe-os com embalagens de cores diferentes, mantendo a mesma quantidade de cada cor.

Esconda-os sem ninguém ver e crie grupos com a quantidade de cores que você embrulhou.

Exemplo: Embalagens dos bombons são azul, vermelho e amarelo, deve-se separar 3 grupos.

Um grupo terá que achar os bombons azuis, o outro grupo os bombons vermelhos e o outro grupo os bombons amarelos.

Detalhe: Se o grupo do bombom azul achar bombom vermelho ou amarelo, eles podem pegar, assim o outro grupo vai ter menos bombons para achar, e vice-e-versa.

O grupo que achar mais bombons da sua cor é o vencedor.

OBS: Se não tiver tempo de fazer bombons, você pode comprar no mercado 2 pacotes de balas diferentes ou uma caixa de chocolate wafer preto e outra caixa de chocolate wafer branco (da marca que preferir) e dividir o pessoal em dois grupos.


8-) Eu sou...?  

 

 
Você vai precisar de papel, caneta e fita adesiva.

Em pedaços pequenos de papel escreva o nome de um objeto, animal ou pessoa.

Uma pessoa deverá escolher um papel e coloca-lo em sua testa. O objetivo desse jogador é descobrir o que está escrito neste papel, por isso ele deve fazer perguntas aos demais jogadores, mas essas perguntas só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

Ao acertar quem ele é, ou seja, o que está escrito no papel, é a vez dos próximos participantes.

Ganha quem acertar mais vezes.


9-) Bingo



Cada um leva no dia da confraternização um brinde que seja útil para todos os participantes como, por exemplo, porta-retratos, canecas comemorativas, saquinhos de guloseimas e algumas pessoas levam penca de banana embrulhada ou abacaxi, coisas engraçadas.

Imprima, preencha recorte e distribua as cartelas para os participantes.

Use feijão ou milho para marcar, assim, todos se divertem e acabam ganhando alguma coisa.

Imprima as cartelas e lembre-se de colocar os números aleatoriamente antes da brincadeira começar:
Primeira linha: números de 1 a 15
Segunda linha: números de 16 a 30
Terceira linha: números de 31 a 45
Quarta linha: números de 46 a 60
Quinta linha: números de 61 a 75


10-) Amigo-secreto Detetive



Durante a festa entregue um envelope grande a cada participante pedindo para que escreva na parte interna da aba do envelope o nome da pessoa a qual eles haviam tirado de amigo secreto e peça para depositar dentro uma foto sua de quando era criança ou algum objeto pessoal pequeno que podem estar usando na festa ou não.

Feito isso, escolha alguém para iniciar a brincadeira. Esta pessoa irá até a mesa e pega o envelope que está escrito o seu nome, abre-o e tenta adivinhar quem é na foto, ou seja, quem havia lhe tirado.

Esta brincadeira é mais indicada para fazer com amigos, pois provavelmente as pessoas da sua família sabem como você era quando criança, mas se optarem por depositarem apenas objetos pessoais dá para incluir a família.

É importante que ao escrever o nome no envelope tentem fazer com uma letra não muito óbvia ou então que peçam a alguém para escrever, evitando que a pessoa reconheça quem o tirou através da letra.

Vocês podem estabelecer um número de chances para erros e pedir a pessoa para fazer alguma coisa, caso erre, como pagar algum mico ou usar a “caixa surpresa” que conterá roupas e acessórios engraçados que você conseguir separar como: saias bem largas, perucas coloridas, pantufas, óculos de festas, etc.


11-) Amigo Sortido



Combinem uma faixa de preços para os presentes com todos os envolvidos na brincadeira, pois neste jogo nenhum presente tem destino certo.

Cada um compra o que quiser e coloca perto da árvore.

Os presentes devem servir tanto para homens quanto mulheres, para crianças e adultos, podendo ser, por exemplo, toalha, kit de banho, filme de comédia etc.

Serão distribuídos papéis com numeração de 1 ao nº de participantes.

O nº 1 vai perto da árvore, escolhe um presente e sai.

O nº dois escolhe um presente, se não gostar tem direito de trocar com o do nº um. O nº três vai escolhe um presente e se não gostar pode trocar ou com o do nº um ou com o do nº dois e segue.

Para dar uma animada no meio dos presentes pode colocar um presente sem graça como, por exemplo, um “Kit Limpeza” (Bombril, sabão, esponja, detergente…) ou outro.

A pessoa que ganhar este presente não irá gostar muito e na troca a pessoa que recebê-lo deverá levar na esportiva.

No final o Kit sem graça será trocado pelo real presente que deverá estar escondido.


12-) Amigo Secreto com Personagens



Cada um dos participantes deve tirar dois papéis: um com o personagem que ele é, outro com o personagem que ele tirou.

Exemplo: o primeiro papel estará escrito: “Eu sou O Pateta” e o segundo papel  estará escrito: “Seu Amigo Secreto é o Fred Flinstone”, e por aí vai… ou seja, os participantes não sabem quem eles tiraram até o momento da troca de presentes!

É uma surpresa geral, muito divertido!

Para ajudar na compra dos presentes, sugiro no momento em que os papéis forem tirados, passar uma lista aos participantes, com o nome de todos os personagens, para que escrevam ao lado o que gostariam de ganhar, afinal de contas, as pessoas não saberão nada sobre seus amigos secretos! Sexo, idade, grau de parentesco, nada.


Gostou dessas dicas?

Compartilhe nas redes sociais abaixo!

Tem outras dicas e quer compartilhar com a gente?!

Escreve nos comentários!

Esperamos que todos se divirtam!