16.9.19

Pratique o Bem


PRATIQUE O BEM

Segundo o dicionário da língua portuguesa, caridade pode ter alguns significados como: disposição para ajudar o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável; benevolência, piedade. Pode também ser definida como um ato benigno de saciar a necessidade das pessoas em suas vidas, simplesmente por amor a elas. Ela acolhe o sofredor e enche de luz as mãos de quem a pratica.

Todos podemos ser solidários e caridosos, mas muitos não sabem por onde começar ou que trilha seguir. Se caridoso é percorrer um caminho cheio de lições, que nem sempre são fáceis de encarar. É preciso abandonar o egoísmo e o orgulho e abrir o coração para o amor ao próximo.

No último fim de semana colaboradores da Building participaram de uma ação social solidária, juntamente com a Igreja Nova Antioquia, com a intenção de olhar para o outro, perceber o próximo. Foram preparados e distribuídos lanches, roupas e brinquedos, recebidos através de doações, para famílias muito carentes, moradores de rua, aqueles mais esquecidos pelo governo e pela sociedade. Uma ação linda e, sobretudo, cheia de simplicidade, que fará parte do calendário da nossa empresa.

Das muitas lições aprendidas e que podem servir de exemplo para quem já começou ou quer começar a fazer a sua parte, a palavra de apoio e o abraço carinhoso foram os mais valiosos gestos. 

Que tal começar a colocar em prática você também?

Comece praticando o desapego material, doando o que não te serve mais. O apego imaterial pode exigir um pouco mais de nós, pois requer capacidade de cuidar da própria vida e ainda reservar tempo para o outro. Tenha tempo para ouvir e compreender a dor do próximo. Uma breve conversa pode trazer o alívio ou a alegria que ele precisa. Se achar que pode, retribua com uma palavra de conforto e apoio. 

Fique atento à necessidade do seu semelhante, inclusive dos desconhecidos. Ceda o seu lugar no ônibus, ajude com informações, carregue uma sacola pesada! Demonstre amor e cuidado. Dê um sorriso, cumprimente, entre em sintonia e leve esperança para quem perdeu o sentido da vida. 

Preste atenção à sua volta, pois sempre haverá maneiras de servir. 

Escolha uma e coloque-a entre as prioridades de sua vida, na frequência que você deseja, e faça dela uma prática constante e uma construção diária.