24.7.18

Dia da Iluminação Elétrica no Brasil


24 de julho comemora-se o Dia da Iluminação Elétrica no Brasil. A cidade de Campos foi o primeiro município da América Latina a ter iluminação pública.

Poucos sabem da data comemorativa, que deveria ser mais divulgada, já que sem energia elétrica não se consegue ir muito longe e nem praticar ações rotineiras como acender uma lâmpada, ligar uma TV , acessar a internet, esquentar um leite no microondas ou pegar um suco na geladeira.

A iluminação elétrica surgiu em 1879, quando o inventor Thomas Edison fez a primeira lâmpada incandescente. Três anos se passaram, quando ele inaugurou a primeira central americana de serviço público de geração e distribuição de eletricidade: A Pearl Street Central Station.

No Brasil, no Rio de Janeiro, foi aprovada em 1881 a substituição da iluminação pública a gás pela energia elétrica. Depois de dois anos, era inaugurado o primeiro serviço público de iluminação elétrica da América do Sul, com a presença do imperador D. Pedro II.

Não demorou muito e surgiu a primeira hidroelétrica da América do Sul, a Usina de Marmelos, idealizada pelo mineiro Bernardo Mascarenhas para abastecer a sua fábrica de tecidos e prover a cidade de Juiz de Fora pela energia.

A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.

Reduzir gastos energéticos

Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

Sabia que?

A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.