7.2.17

As Vantagens dos filtros de linha


Para proteger equipamentos elétricos muitas pessoas utilizam os filtros de linha, que removem ruídos e picos de tensão incidentes da rede elétrica. Além disso existem outras três finalidades básicas para esses filtros, são elas: aumentar o número de tomadas disponíveis, garantir que os equipamentos eletrônicos estão devidamente aterrados, e proteger contra curto-circuito e sobrecarga de tensão.

Aumento no número de tomadas

Assim você não precisa utilizar benjamins e sobrecarregar uma tomada, trazendo riscos de danos elétricos para seus equipamentos.

Garantir o aterramento dos equipamentos

Para que o aterramento seja bem feito o pino do terra do cabo de força não pode ser cortado, além disso é necessário realizar o aterramento com uma tomada de três pinos, fazendo com que o pino terra fique ligado a uma haste de aterramento. Caso o aterramento não for feito na tomada o circuito de filtragem não funcionará.

Proteção contra sobre carga e curto-circuito

Caso a corrente total que o equipamento exija seja maior do que a corrente rotulada, há em todos os filtros de linha um disjuntor responsável por desligar a alimentação elétrica. O valor mais comum é de quinze ampères. Na maioria dos filtros de linha o disjuntor é construído junto com a chave de liga/desliga, sendo assim caso seja necessário reiniciar o disjuntor, precisará desligar a chave para depois ligá-la novamente. Em filtros de linha em que o disjuntor não foi construído junto com a chave existirá uma chave separada para reinicia-lo. Sempre confira o motivo do disjuntor ter sido ativado, senão ele será ativado novamente quando reiniciar.

Conheça o Filtro de Linha B-Lux Aqui!