News
Loading...
Bem Vindos

Diferença entre filtro de linha e extensão


Tanto um quanto o outro podem ter diversos tamanhos, comprimentos e quantidades de tomadas.

Basicamente a extensão elétrica é usada para o deslocamento e multiplicação do número de tomadas quando há uma restrição de tomadas no ambiente e o local onde o aparelho será ligado está distante da tomada na parede, fazendo a função de prolongador.

Já os filtros de linha, além de multiplicarem também o número de tomadas como as extensões elétricas, eliminam ruídos e fazem a proteção dos aparelhos que foram conectados a ele, normalmente através de um fusível de vidro que queima quando há sobrecarga na corrente transmitida ou curto-circuito, impedindo que esta chegue até os aparelhos e os danifiquem. Após verificar o desligamento do filtro de linha é possível realizar a troca do fusível de vidro através do fusível reserva que está no estojo embutido no filtro de linha.

As extensões elétricas possuem diferentes metragens no cabo por conta desta necessidade de atender locais mais distantes e normalmente são usadas para ligar objetos com lâmpadas, como pisca-pisca, eletroeletrônicos entre outros.

Já os filtros de linhas conectam vários aparelhos ao mesmo tempo em que os protegem, sendo muito usados em aparelhos com um custo maior, como televisão, rádio, computador, notebook etc.

Os filtros de linha da B-Lux possuem botão liga-desliga luminoso, na cor vermelha, com furo oblongo na parte de trás para fixação, montados com cabo PP 3 x 0,75mm², com 1 metro de comprimento, e plugue 180° 2P + T, de acordo com a norma NBR14136, sendo certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Este filtro de linha além de proteger contra surtos de energia e picos de tensão também atenua ruídos da rede e sua garantia é de 1 ano contra defeitos de fabricação

A B-Lux fabrica filtros de linhas com 3, 4, 5 e 6 tomadas, com fusível de vidro para proteção e estão disponíveis na cor preta:

No caso da extensão, é importante verificar a potência do aparelho para evitar o risco de a extensão sofrer sobrecarga, caso ela seja ligada a um equipamento de potência elevada. Por exemplo: televisores, rádios e computadores utilizam no máximo 10 ampéres, ao passo que micro-ondas, aquecedores, lava-louças e condicionadores de ar, consomem 20 ampéres. 

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) recomenda e alerta a nunca utilizar a extensão com o fio embutido e o usuário somente deve utilizar a extensão com o fio totalmente desenrolado. Esta informação é extremamente importante, pois caso a extensão seja utilizada com o fio embutido ela poderá pegar fogo, como foi mostrado nos ensaios.
Consulte um técnico eletricista ou vendedor e esclareça suas dúvidas, evitando a sobrecarga da rede elétrica de sua residência ou comércio.


Fonte:

About Giselle Forestiero

Obrigado por visitar o Blog da B-Lux Tomadas e Interruptores.