News
Loading...
Blog Parceiro

Solte a criatividade montando o seu mini-jardim ou terrário!





Terrário em bomboniere 

Um terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres.

Os terrários podem ter diversos tamanhos e serem feitos de diversos materiais (vasos de vidro, aquários, baleiros, lâmpadas sem uso, copos e, até mesmo, garrafas). Possuem sempre pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente, geralmente vidro ou acrílico, para facilitar a visão do interior e normalmente contém pedras, carvão, terra e plantas que permitem observar o comportamento dos seres vivos no mundo natural.

Terrário em bomboniere fica divertido
com miniaturas de dinossauros

As espécies ideais para terrários são as que gostam de umidade, não exigem água diariamente, possuem folhas “pequenas” e crescimento lento, como Cacto, Fitônia, Barba de Velho, Mini Cálamo do Japão e Suculentas. 

Terrários em vidros semi-abertos

Lembre-se ainda que, se você for misturar diferentes espécies em um único terrário, procure plantas que tenham necessidades bastante parecidas, já que elas ocuparão o mesmo ambiente, ou seja, não é indicado misturar espécies de suculentas, que não necessitam de muita irrigação, com outras que gostam de água.
 

Terrários em gaiolas de ferro

Para decorar o artigo, invista em outros materiais básicos: areia, cascalho, pedrinhas, bonequinhos e entre outros detalhes que agradem o seu gosto.

Terrários em vidros geométricos de balcão ou aéreos 

Terrários aéreos fixos nas paredes substituem
quadros e levam a Natureza aos ambientes

Terrário em bomboniere recebe alguns elemen-
tos como bicicleta, o farol na praia e a placa
que nos transportam para um cenário praieiro

Terrário montado em um aquário com cactos, pedra, areia e um carro em
miniatura que nos levam para uma paisagem deserta


Mais um terrário montado em um pote de vidro

com cenário praieiro

Este terrário é perfeito para pessoas que tem pouco tempo para cuidar do jardim ou animais e também pouco espaço, sendo uma ótima opção para quem gosta da Natureza e quer relaxar usando a criatividade fazendo diversas criações no seu mini-jardim.

 
O charme deste terrário montado em vidro

semi-aberto é estar pendurado no suporte

de mesa e a planta saindo

Aprenda agora como montar seu terrário e leve-o para o seu escritório, para sua casa, presenteie os amigos e parentes com algo feito por ti!
Os terrários ficam perfeitos na decoração do banheiro e da cozinha e você vai levar apenas 10 minutos para montá-lo!
 
Terrários montados dentro de copos de vidro com cactos, areias coloridas 
ou pedras

Materiais:


  • Recipiente: vidro, aquário, bomboniere, copo, cerâmica, barro etc.;
  • Álcool e pano limpo;
  • Substrato preparado, nesta proporção: 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita;
  • Pedrinhas e cascalhos;
  • Mudas de plantas suculentas (de tamanho apropriado para o seu recipiente);
  • Adereços ao seu gosto: areia colorida, personagens, pedrinhas, conchas, etc.;
  • Ferramentas de jardinagem ou pode improvisar com colheres e palitos de diferentes tamanhos, pinça longa, pincel, etc.;
  • Borrifador de água


Passo a passo do terrário:

1-) Lave bem o recipiente com sabão, assim evitamos que algum fungo ou larva de inseto se prolifere. Espere secar completamente.

2-) Faça uma pequena camada com as pedrinhas ou cascalhos no fundo, para facilitar a drenagem caso haja um excesso de água já que o recipiente não tem furos.

3-) Use a sua imaginação e crie em sua cabeça mais ou menos o cenário que deseja reproduzir. Dessa forma não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.

4-) Retire suas plantas dos vasinhos, tomando sempre cuidado para preservar o máximo que conseguir do torrão original de terra em volta da raíz, garantindo assim uma melhor adaptação da planta e desta forma consegue saber a quantidade de terra necessária para completar no recipiente escolhido.

5-) Com auxilio de uma colher ou pá abra espaço para as mudas de plantas, acomode as mudas e caso o torrão seja grande, coloque-o dentro do recipiente e vá completando com o substrato preparado até a altura desejada.

6-) Colocadas as plantinhas, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor no novo solo.

7-) É sempre bom não deixar o solo exposto, isso faz com que água evapore mais rapidamente. Coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia para proteger seu solo.

8-) Enfeite o seu cenário com o que achar de mais interessante: pedras, tronquinhos, mini gravetos, personagens, areia colorida, o que vier na sua cabeça.


Abaixo escolhemos um vídeo para ilustrar uma montagem de terrário:

 


Para ver outras formas de decorar seu ambiente com flores e plantas veja a matéria "Decore a casa com plantas e flores de forma criativa!"

 

Fontes:

WIKIPEDIA
REVISTAGLOBORURAL

Imagens: 

PINTEREST

 

About Giselle Forestiero

Obrigado por visitar o Blog da B-Lux Tomadas e Interruptores.