News
Loading...
Blog Parceiro

A Diferença entre lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LED


A energia elétrica é um dos recursos mais importantes que usamos em nossa casa, contudo seu uso de ser racional, a economia de energia é uma das obrigações dos consumidores e item que deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. Usar materiais corretos e eletroeletrônicos que consomem menos energia é uma prática bastante saudável.

As lâmpadas, por exemplo, são itens importantes nesta análise, pois elas são usadas durante um período longo do dia, digo, da noite e podem consumir bastante energia elétrica, principalmente quando usamos muitas lâmpadas e por um período muito longo. Existem basicamente três tipos de lâmpadas que são as incandescentes, fluorescente e mais recentemente surgiram as lâmpadas de led. Veremos abaixo cada uma delas que a diferença existente entre elas.

Lâmpada incandescente

São os modelos mais antigos e comuns, tem como vantagem o baixo custo e a emissão de muita luz, mas pesa contra o alto consumo de energia, visto que boa parte da energia que chega até ela é convertida em calor. Talvez por esse motivo sua vida útil também é baixa. Este tipo de lâmpada deverá desaparecer nos próximos anos.

As lâmpadas incandescentes acima de 75W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014. As lâmpadas de 25 a 75 watts deixaram de ser produzidas dia 30 de junho de 2015, sendo comercializadas até 30 de junho de 2016.

Embora houvesse vários inventores que tentaram construir fontes de luz a base de eletricidade desde o início do século XIX, foi na verdade Thomas Edison que construiu uma lâmpada incandescente comercializável 1879. Segundo o documentário Gigantes da Indústria do Canal History, a primeira demonstração em público da iluminação por lâmpada elétrica foi feita por Thomas Edison e ocorreu na casa do banqueiro e magnata americano J.P.Morgan na cidade de Nova Iorque.

Um dado importante é que muitas cidades também precisarão trocar as lâmpadas da iluminação pública para economizar energia elétrica e tornar a a cidade mais ecológica.

Vantagens da lâmpada incandescente:

    É mais barata
    Gera muita luz

Desvantagens da lâmpada incandescente:

    Esquenta muito
    Consome mais energia elétrica
    Tem vida útil reduzida
    Entre outros

Lâmpada fluorescente

O modelo fluorescente foi criado por Nikola Tesla, um ex-funcionário de Thomas Edison, em 1938, ela possui melhor eficiência energética por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.

Lâmpada fluorescente tornou o padrão para muitas pessoas, pois ela consome menos energia que a incandescente, mas ainda assim tem um consumo considerável. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes. Um detalhe importante é que este tipo de lâmpada usa mercúrio e fósforo portanto não pode ser descartada de qualquer maneira, pois provoca danos ao meio ambiente.

Vantagens da lâmpada fluorescente:

    É mais eficiente energeticamente;
    Consome menos energia do que os modelos incandescentes;
    Emite luz branca;
    Apesar de ser mais cara, ainda tem um custo acessível;
    Pode ser encontrada em vários modelos, desde pequenas para ambientes menores, até os modelos grandes usados me prédios comerciais ou lacais onde exige muita iluminação.
    Entre outros

Desvantagens da lâmpada fluorescente:

    É altamente poluente por ter mercúrio e fósforo, logo seu descarte não pode ser feito de qualquer forma, sendo o correto a sua reciclagem em empresa especializada;
    Apesar de mais econômica, ainda consome muita energia elétrica se comparada com os modelos de LED, por exemplo.
    Entre outros

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são as mais modernas e consideradas as do futuro. Sua tecnologia moderna permite um baixíssimo consumo de energia que a tornam muito atraente. Como desvantagens temos ainda o seu altíssimo custo e a baixa luminosidade, a menos que seja usada a super led.

Vantagens das lâmpadas de LED

    É muito econômica, graças a sua tecnologia avançada;
    Não emite calor e portanto é considerada uma lâmpada fria
    Tem longa durabilidade;
    Há vários modelos e várias aplicações, com spots, lâmpadas, luminárias, etc.
    Entre outras

Desvantagens das lâmpadas de LED

    O custo é bastante elevado se comparado com os demais modelos. Uma das justificativas do seu alto custo é a possível compensação com a longevidade dela bem como com a economia de energia elétrica;
    Gera pouca luminosidade e portanto é preciso de mais lâmpadas para o mesmo efeito.

Fonte: Casa Dicas

About Alessandro Turci

Obrigado por visitar o Blog da B-Lux Tomadas e Interruptores.