News
Loading...
Blog Parceiro

Saiba quanto gasta cada aparelho elétrico da sua casa


Para economizar na conta de energia elétrica é preciso estar atento aos aparelhos que mais consomem energia e que você usa diariamente para as suas necessidades e conforto, pois se não tiverem um controle podem ser os grandes vilões, impactando no aumento do valor da conta no final do mês.

Você sabia que muitos equipamentos quando estão conectados na tomada, mesmo desligados podem estar consumindo energia?!

Como exemplo temos as TVs que costumam ter uma pequena luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado. Esse sensor, que recebe os comandos do controle, gasta pouca energia sendo a tela o componente que mais consome eletricidade. Mesmo que seja pouca energia consumida, se juntarmos toda a população isso refletirá em um prejuízo considerável para a Natureza, portanto retirar os equipamentos da tomada pode não fazer uma grande diferença na conta de energia, mas é o ideal para reduzir o impacto no ambiente e evitar danos em caso de chuvas.

A fim de ajudar a população a fazer uma escolha consciente de seus aparelhos eletroeletrônicos foi instituído o Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz, a qual permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Selo Procel

Então, ao adquirir um novo equipamento, procure sempre pelo Selo Procel, pois além de contribuir para o consumo sustentável de energia, você também vai economizar na conta de luz.

Segue o link para que você conheça os equipamentos que podem vir com o Selo Procel !


Aprenda a Fazer o Cálculo de Consumo Médio de Energia


A Procel orienta aos consumidores como fazer o cálculo do consumo médio de energia (kWh) de um equipamento de acordo com o seu hábito de uso, procurando a potência do aparelho no manual do fabricante ou em etiquetas fixadas ao aparelho. Em seguida, faça o cálculo da seguinte forma:

Potência do equipamento (W) x Nº de horas utilizadas x Nº de dias de uso ao mês : 1.000

Na coluna “Consumo médio mensal (kWh)” há equipamentos em que o resultado da multiplicação acima: “Potência (W) x número de horas x número de dias de uso no mês/1.000”, resultará em valores diferentes do calculado. Isso se dá devido ao funcionamento desses equipamentos que “ligam e desligam” periodicamente, casos como: condicionadores de ar, geladeiras, freezers, ferro de passar roupas, lavadoras de louças e roupas, entre outros.

Para achar o custo mensal em reais, multiplique o consumo médio em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local.

Confira abaixo a tabela com uma estimativa de consumo médio mensal de eletrodomésticos de acordo com um uso hipotético. Visualize a tabela completa!


Aparelhos Elétricos
Dias Estimados
Uso/Mês
Média
Utilização/Dia
Consumo Médio Mensal
(kWh)
Aparelho de blu ray
8
2 h
0,19
Aparelho de DVD
8
2 h
0,24
Aparelho de som
20
3 h
6,60
Aquecedor de ambiente
15
8 h
193,44
Aquecedor de mamadeira
30
15 min
0,75
Aquecedor de marmita
20
30 min
0,60
Ar-condicionado tipo janela menor ou igual a 9.000 BTU/h
30
8 h
128,80
Ar-condicionado tipo janela de 9.001 a 14.000 BTU/h
30
8 h
181,60

Podemos destacar que na maioria das residências o chuveiro elétrico é o maior vilão de todos do consumo de energia. Depois o ferro de passar, a geladeira e o ar condicionado, a máquina de lavar roupa, principalmente por causa do tamanho, e a iluminação.

Já falamos na postagem “Economizando energia você contribui para a economia de água – Saiba como!” qual a porcentagem que cada aparelho consome e qual o custo para cada tipo de lâmpada, além de citar algumas dicas para minimizar os gastos.

Outro detalhe que o consumidor deve se atentar é para a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) que vem colada nos aparelhos elétricos, conforme ilustração abaixo e legenda:


A etiqueta é obrigatória para fogões e fornos a gás, lavadoras de roupas, refrigeradores e fornos de micro-ondas.

As letras e as barras coloridas, que vão do verde ao vermelho na etiqueta de energia indicam quais aparelhos consomem mais ou menos energia. Os aparelhos que consomem menos energia são identificados na etiqueta com a letra A, sendo mais eficientes.

Por exemplo: uma geladeira classificada como A gela igual e gasta menos que as de B, C, D e E. O preço pode ser mais caro, mas há dois grandes benefícios: a redução na conta de luz, que é ainda mais vantajosa quando consideramos que uma geladeira dura entre 10 e 15 anos, e o impacto no meio ambiente. Gastando menos energia, você reduz os efeitos negativos na Natureza, já que toda produção de energia gera impactos, como a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo o engenheiro e professor da Universidade de Brasília, Rafael Shayani, há uma forma simples para saber se o aparelho consome muita energia e é através do calor. Nas televisões, basta colocar a mão atrás do aparelho para reparar no gasto. 

Todos os equipamentos que esquentam causam certo desperdício, então fique atento ao tempo que você utiliza cada aparelho e economize.

Se gostou dessas informações repasse para os seus familiares e amigos através dos botões abaixo de compartilhamento nas principais redes socias.

Até a próxima!


Fontes:




Tabela:






About Giselle Forestiero

Obrigado por visitar o Blog da B-Lux Tomadas e Interruptores.