15.8.16

É possível uma folha gerar energia elétrica?


Aprendemos na escola que as folhas verdes (seres autótrofos) utilizam a água, a luz solar e o gás carbônico (CO2), presente no ar, para realizar a fotossíntese através da clorofila, produzindo assim o seu próprio alimento, que são as moléculas de glicose, eliminando para o ambiente o oxigênio (O2) que respiramos.

Estas moléculas de glicose são utilizadas para manter as suas funções metabólicas, ou seja, sua existência.

Mas será que esta energia pode ser utilizada para gerar energia elétrica?

Segundo um grupo de cientistas, liderado por Daniel Nocera, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos E.U.A, é possível sim.

Daniel Nocera

Este grupo desenvolveu em 2011 uma folha artificial capaz de produzir energia elétrica de baixo custo que poderá ser usada em residências de países pobres, com o objetivo de que cada pessoa possa produzir sua própria eletricidade.

Na verdade o experimento não tem o formato de folhas, mas é um equipamento feito com silício com muitos componentes eletrônicos e catalisadores usados para acelerar as reações químicas e que foram colocados em um balde com água, captando a luz Solar. O pequeno aparelho divide a água em seus dois componentes que são o oxigênio e hidrogênio.

Estes dois componentes são armazenados em uma célula de combustível, que usa os dois elementos para produzir eletricidade.

O teste deste experimento, o qual utiliza o níquel e cobalto que são materiais mais baratos, foi melhor do que o anterior feito há mais de 10 anos e resultou em maior produtividade, com produção de energia por mais de 45 horas.

Esta folha artificial é cerca de 10 vezes mais eficiente do que uma folha natural, sendo uma grande esperança para o nosso futuro, com mais uma opção sustentável para a produção de energia elétrica.

As plantas possuem uma importância imensa para o Planeta.

Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. A cadeia alimentar é continuada porque os animais e outros seres que não possuem capacidade fotossintética (seres heterótrofos) dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes como fonte alimentar.

Além disso, como já vimos, a medida que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.

Vamos preservar o nosso Planeta e cuidar para que outras gerações habitem em um mundo melhor!

Se você gostou desta matéria deixe-nos um comentário ou indique para os seus amigos, através dos botões abaixo de compartilhamento!

Até a próxima!


Fontes:

Imagem: